InícioEntrevistasFernando Ventura, um dos mais recentes fenômenos virais da internet
11 de Julho de 2012 às 10:57:00

Fernando Ventura, um dos mais recentes fenômenos virais da internet

ábio Sousa - Colaborador Portal SG

 

 

EU_1

 

 

 

No dia 05 de julho acordei com uma música na cabeça que não desgrudava, que nem um chiclete. Tratava-se de um dos mais recentes fenômenos virais da internet, que, postado no dia do meu aniversário, 03 do mesmo mês, havia alcançado num só dia mais de 30.000 acessos no Youtube (hoje passam dos 130.000).

 

 

O autor da obra que considero de uma beleza pop como a minha, é meu conterrâneo, de Campo Formoso – BA: Fernando Ventura. O clipe é baianamente criativo, campinensemente inteligente, internacionalmente nordestino e tudo isso misturado.

 

 

O vídeo de Miss Me, produzido para ser um TCC do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande – PB, já saiu nos sites da Globo, da MTV e no Rolling Stones, dentre outros.

 

 

Fernando Ventura bateu um papo comigo. Veja:

 

 

 

Fabio Sousa: Você produziu um dos vídeos mais interessantes que vi nos últimos tempos, que obteve milhares de acessos no Youtube, demonstrando seu talento e criatividade. Pretende seguir a carreira de cantor, compositor, diretor, todas elas ou mais alguma?

 

 

 

Fernando Ventura: Há 4 anos estou inserido dentro do curso de Arte & Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde pude lapidar um pouco de cada lado, cinema/vídeo e música. Isso é muito visível dentro do próprio produto, “Miss me” é áudio e vídeo feitos com bastante dedicação. Pretendo, sim, levar as duas carreiras de mãos dadas.

 

 

 

Fabio Sousa: Como está sendo a repercussão, na sua vida, da fama instantânea a partir da postagem do vídeo?

 

 

 

Fernando Ventura: Lido com bastante naturalidade. É fato, gerei uma informação relevante a nível nacional abastecendo momentaneamente os meios de comunicação, que vivem disso, aliás. Todo este alvoroço passa rapidinho, é muito volátil em relação às milhares de informações geradas todos os dias. Continuo indo no supermercado a pé para comprar pão, tenho contas pra pagar e um curso pra me formar, vida de estudante longe de casa.

 

 

 

Fabio Sousa: Conta alguma coisa engraçada que aconteceu em consequência do lançamento do vídeo.

 

 

 

Fernando Ventura: Recebi uma mensagem que dizia “perdi 20 minutos da minha vida procurando esta banda na gringa”... eu ri.

 

 

 

Fabio Sousa: Em quais influências artísticas você pauta suas produções, ou pautará daqui pra frente?

 

 

 

Fernando Ventura: São duas as áreas, música e vídeo. Existe um seriado do qual eu sou fã inconteste, chama-se “Todo mundo odeia o Chris”... Engraçado, né?... Mas tiro de lá lições para roteiro, atuação, planificação, direção, é incrível... incrível. Além disso, fã declarado do Woody Allen, Kubrick, e Truffaut. Na música, é impossível não gritar a minha paixão por Caetano Veloso. Embora componha em inglês, a música brasileira é da maior importância para mim, motivo de orgulho. Cito também Belchior, Guilherme Arantes, Fagner, Gonzaguinha, enfim... chover no molhado. Entretanto, para o som do Grandphone Vancouver, bebo muito na fonte do Coldplay, Radiohead, A-ha, Pet Shop Boys, Beatles, Arcade Fire, Feist etc.

 

 

 

Fabio Sousa: Já recebeu convites para produzir algum trabalho de outro artista?

 

 

 

Fernando Ventura: Sim, embora tenha somente 3 dias no ar, o que me deixa bastante contente pelo reconhecimento e a vontade alheia de apostar em novas ideias minhas. Muito contente por isso.

 

 

 

Fabio Sousa: As pessoas identificam 7, 8, 9 referências de clipes no seu vídeo; alguns falam de 25. Afinal, quantas referências você faz no clipe de Miss Me?

 

 

 

Fernando Ventura: Somente 7,8 ou 9! (risos) São 28 (pensadas). Entretanto, o vídeo ganha vida para quem recebe; é o rumo natural para quando o que fazemos foge do nosso domínio, e adoro isso: pessoas enxergam aquilo que não havia, mas passa a haver de maneira justificada.

 

 

 

Fabio Sousa: Já recebeu a nota do TCC? A turma já deu 10...

 

 

 

Fernando Ventura: Infelizmente, a maioria das instituições federais se encontram em greve neste momento. Pertenço a uma delas. Acredito que quando a faculdade tiver restaurado seu calendário acadêmico, levarei cerca de 40 dias para me formar. Aí sim poderei ser julgado por uma banca examinadora.

 

 

 

Fabio Sousa: Parabéns pelo trabalho! Muita paz! Pra mim, foi o melhor clipe do ano no Brasil.

 

 

 

Fernando Ventura: Obrigado... de coração.

 

 

 

Fernando Ventura demonstrou pé no chão, simplicidade, ambição planejada, vontade de fazer sucesso... coisa de campoformosense... É por isso que com ele inicio esta série de entrevistas para o Portal SG, “Pop Como O Pecado”... Confira o vídeo:

 

 

 

 

 


 

Para adquirir o livro Peregrinação Interior: Transcendência, de Fabio Sousa, clique na imagem abaixo:

 

figura_livro

 

 

 

 

Acompanhe as notícias do Portal SG no twitter =| @oportalsg |= curta a nossa fan page no FaceBook e confira a maior agenda de festas e eventos da região.