InícioEntrevistasEntrevista com Oceano Vieira de Melo, diretor do filme "E a vida continua..."
06 de Novembro de 2012 às 16:00:00

Entrevista com Oceano Vieira de Melo, diretor do filme "E a vida continua..."

Fábio Sousa - Colaborador Portal SG

 

 

FOTO_FILME_1

 

 

Oceano Vieira de Melo é um dos mais admiráveis pesquisadores e produtores de material audiovisual a respeito de espiritualidade que conheço. Lançou no mercado nacional, no dia 14 de setembro deste ano, mais um filme abordando a obra de Chico Xavier: E A Vida Continua..., que promete ser sucesso de bilheteria. Conversamos com ele a respeito do filme, que, segundo Oceano, tem previsão de estreia em Petrolina depois do lançamento nas capitais. Confira:

 

FOTO_OCEANO

 

FABIO SOUSA: Através da Versátil Home Vídeo você tem trazido produções muito interessantes filosófica e espiritualmente para o público em geral. Qual a sua motivação com esse trabalho?

OCEANO: Fazer as pessoas pensarem e se educarem mais.

FABIO SOUSA: O filme E a vida continua..., de cuja produção você faz parte, aborda uma obra psicografada por Chico Xavier. Você pode nos contar um pouco da história que o público verá nos cinemas do Brasil?

OCEANO: É a história de Evelina Serpa e Ernesto Fantini, nomes trocados pelo benfeitor espiritual. Em 1968 quando o livro foi editado pela FEB, Emmanuel faz o prefacio e nos diz que se trata de uma história real de pessoas que ainda estavam reencarnadas em São Paulo. Talvez E A Vida Continua... seja o livro e agora filme, que mais retrata nosso cotidiano.

FABIO SOUSA: Por que uma obra de Chico Xavier?

OCEANO: Por que ela educa e esclarece o homem a respeito da vida depois da morte, reencarnação, amor, perdão, tolerância e nos mostra que, com Jesus, é melhor e mais fácil viver.

FABIO SOUSA: Eu, particularmente, penso que a obra e a vida de Chico Xavier é de uma profundidade imensa!... Imagino, por exemplo, uma adaptação para o cinema da série de livros Há 2.000 Anos... Estamos longe disso?

OCEANO: Estamos. É preciso um roteirista e diretor que assimilem a obra com fidelidade e que entendam de cinema como arte e não como entretenimento. Isso não é para qualquer um. Acredito que só nas próxima décadas, quando o mundo estiver mais espiritualizado, teremos esse perfil em condições de fazer um Há 2.000 anos para as telas como arte cinematográfica. Atualmente, no Brasil, só um Walter Salles teria essa capacidade e sensibilidade, mas sua intelectualidade e fama atrapalha essa abordagem cristã tão bela revelada pelo benfeitor Emmanuel.

FABIO SOUSA: Quais são os atores que compõem o elenco? Sei, por exemplo, da participação de Lima Duarte...

OCEANO: Amanda Acosta, atriz com muito talento, do teatro paulistano; Luiz Baccelli, professor de teatro e ator; Ana Rosa, Luis Carlos Felix, Rosana Penna e grande elenco.

FABIO SOUSA: O filme será exibido em outras partes do mundo?

OCEANO: Quando se produz um filme, primeiro ele é lançado no país onde foi produzido. Depois, tenta-se vender os direitos para outros territórios, visando sua penetração no mercado internacional. Faremos isso com E A Vida Continua... mas em 2013, quando pretendemos oferecer também os outros filmes espíritas já produzidos nos mercados de Cannes e Berlim.

FABIO SOUSA: Previsão para o filme ser exibido em Petrolina?

OCEANO: Sim, logo depois das estreias nas capitais.

FABIO SOUSA: Quero dizer que admiro e me deleito com o seu trabalho de pesquisa e produção audiovisual e que desejo muito, muito sucesso na sua jornada! Grande abraço.

OCEANO: Suas palavras são estímulos para continuarmos nesse trabalho que tanto nos conforta.

 

 

Acompanhe as notícias do Portal SG no twitter =| @oportalsg |= curta a nossa fan page no FaceBook e confira a maior agenda de festas e eventos da região.